- Elias Torralbo
Geração de Daniel no século XXI

“Como purificará o jovem o seu caminho?”, perguntou o salmista (Sl 119.9).
Numa outra linguagem, mas com a mesma essência, esta pergunta ainda é levantada em nossos dias: “É possível um jovem manter-se fiel a Deus em pleno século XXI? De que forma isso é possível”?
Quando colocados frente aos textos bíblicos, reconhecemos que os tempos verdadeiramente mudaram, no entanto, as batalhas internas e externas de um jovem que busca servir a Deus com retidão, permanecem as mesmas. A Bíblia nos conta histórias de jovens que, com o auxílio divino, conseguiram manter-se fiéis, tendo Daniel como um dos principais e mais excelentes.
Deus fez Daniel florescer em um tempo que em muito se assemelha ao nosso. A principal marca deste tempo foi de CONFUSÃO, nos seguintes aspectos: político, social, religioso, espiritual e moral.
Com toda esta situação, esse tempo foi ainda marcado por:
- Abandono da fé pura
- Desconfiança quanto ao futuro
- Falta de esperança
Diante disso, o povo de Deus não acreditava e nem esperava que Deus levantasse um profeta para lhes comunicar Suas verdades. Foi em meio a este contexto que o jovem Daniel manteve-se fiel a Deus e Sua Palavra, florescendo como uma resposta do Senhor a Seu povo.
É importante destacar ainda as principais condições em que Daniel encontrava-se, quando chegou em Babilônia, sendo elas:
- Era jovem (entre 15 e 16 anos de idade)
- Vinha de uma situação traumática do exílio de seu próprio povo
- Era recém chegado em Babilônia
- Estava distante de suas bases: família, templo e líderes religiosos
Dentre tantas lições, Daniel nos ensina também que, verdadeiras qualidades em nós produzidas tornar-se-ão conhecidas somente nas seguintes condições:
- Quando estivermos longe de casa
- Quando estivermos distantes das autoridades constituídas sobre nós
- Quando estivermos em provação
- Quando tivermos a oportunidade de crescermos em alguma área da vida
- Quando estivermos em momentos favoráveis
Com essas informações, percebemos que, mesmo com motivos e oportunidades para se envolver com a nova vida que estava à sua frente na grande Babilônia, o jovem Daniel escolheu manter-se fiel a Deus (Dn 1.8) e como recompensa, achou graça diante do rei e de todos que o cercavam, e seu testemunho o acompanhou até o final de sua vida (Dn 5.11,12).
Jovem. siga o exemplo e inspire-se na vida de Daniel, mantenha-se fiel a Deus, na certeza de que em tudo que você fizer, prosperará (Sl 1.3). Que o Senhor conserve em nossos dias uma Geração semelhante a Daniel!
Pr. Elias Torralbo